25/04/2010

IELB - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL


IELB elege nova diretoria e enfatiza evangelização

     Representantes das 779 congregações da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, reunidos na 60ª Convenção Nacional em Foz do Iguaçu, dias 21 a 25 de abril, participaram ativamente das decisões e eleição da diretoria nacional da IELB. 
     Elegeram o reverendo Egon Kopereck, 53 anos, pastor presidente da denominação para um período de quatro anos. O reverendo Arnildo Schneider foi reconduzido na vice-presidência. Kopereck quer dar continuidade ao "excelente trabalho" realizado pela diretoria e Conselho Diretor da igreja, disse. Ele pretende enfatizar, na sua gestão, os pontos do Planejamento 2010-2014 da IELB que tratam do aumento da presença nos cultos e do estudo bíblico em todas as congregações da igreja. Ele substitui no cargo o pastor Paulo Moisés Nerbas.
     A evangelização foi tema dominante na Convenção. A maior missão de quem tem fé é a de propagar a sua crença e fazer com que outros a recebam da mesma forma e intensidade, disse o professor de missiologia, reverendo Anselmo Graff. Lutero, lembrou, destacou que o ministério pastoral deve ser praticado na vivência diária na sociedade, na família, no trabalho.
     Graf foi um dos palestrantes na Convenção. Ele abordou o tema Missão da Igreja e Evangelização - Um olhar para Lutero. O reverendo Gerson Luís Linden, outro palestrante no encontro, lamentou a falta de persistência na igreja pela busca dos afastados. "Se não declararmos o imposto de renda, o fisco nos encontra, não nos deixa fugir", afirmou, fazendo um paralelo com a igreja, onde não existe essa persistência, comparou. "O afastado nem sempre é aquele que perdeu a fé ou se tornou descrente", disse, defendendo ações concretas em busca dessas pessoas.
     No culto de encerramento da Convenção, ontem, o pastor presidente recém empossado frisou o envio de Jesus, de ir a todas as partes do mundo para anunciar o evangelho da salvação a todas as pessoas, é mais atual do que nunca, diante de todas as possibilidades de comunicação hoje existentes. "Se nessa era moderna Deus nos desafia a irmos a todo mundo, devemos aproveitar esses meios para levarmos a maior e melhor mensagem que esse mundo precisa ouvir", defendeu no sermão.
     Responsável pela educação cristã na IELB, o reverendo Luiz Alberto Silveira dos Santos alertou que a grande carência missionária no mundo atual é a dificuldade de chegar às pessoas e "que essas pessoas venham a nós inclinadas a ouvir-nos de boa vontade". A decisão de congregações de manterem escolas é uma medida acertada. "Uma escola com 450 alunos, por exemplo, tem um número aproximado de 1.500 pessoas dispostas a ouvir a mensagem da Palavra de Deus, semanalmente", estimou dos Santos. O trabalho educacional faz parte do DNA do luteranismo, salientou.
     Para o reverendo José Daniel Steinmetz, coordenador das entidades sociais da IELB, "a primeira coisa que precisamos é crescer no entendimento de que a diaconia, a ação social, é inerente à vida da igreja, é resultado óbvio da fé". Disse que o trabalho social em entidades é oportunidade absolutamente missionária.
Por diversos motivos, das pessoas atendidas pela diaconia poucas virão a ser luteranas. "Mas cem por cento não virão se não formos ao seu encontro e aproveitarmos essas oportunidades", garantiu. O reverendo Paulo Proske Weirich, professor de homilética, citou, em devocional, pesquisa do escritor Sinfrônio Jardim Neto, apontando que entre 30 a 40 milhões de pessoas foram algum dia a igrejas evangélicas e nunca mais retornaram. Segundo o escritor, o principal motivo do afastamento é a decepção com lideranças da igreja.
     A IELB conta com 233 mil membros batizados, segundo dados de 2007. 
     Em maio começará a transição na Diretoria Nacional da IELB. 


 Nova composição da Diretoria Nacional:
Presidente: Rev. Egon Kopereck
1º Vice-presidente: Rev. Arnildo Schneider (reeleito)
2º Vice-presidente: Rev. Geraldo Walmir Schuler
Secretário: Rev. Rubens José Ogg
Tesoureiro: Renato Bauermann (contador)

18/04/2010

Despedida do Pastor Alessandro Roos de Souza e Família

     Por alguns anos o pastor Alessandro, a Eliane e seus filhos Arthur e Amanda, participaram da vida da Castelo Forte. Agora eles se despedem de nós porque estão morando longe daqui.
     Temos muitos motivos para agradecer a Deus pela vida deles em nosso meio. Participaram e contribuiram muito no trabalho desta congregação e na missão de levar Cristo para Todos, cada um com seus dons e capacidades.
     Rogamos que onde quer que eles estejam, sejam sempre guiados e amparados pelo amor e graça de Deus, sempre animados a trabalhar pela causa do Evangelho!

Deus os abençoe! Vocês são muito especiais!