26/06/2010

Jantar para "os masters"




Para maiores informações envie seu endereço de e-mail para jelbdp@gmail.com,
inscrições até dia 27/06, domingo.. 


Contamos com a sua presença!     Diretoria JELB-DP

O Livro de Concórdia

O Livro de Concórdia contém todos os documentos confessionais do Luteranos, elaborados e subscritos após a Reforma de Martinho Lutero de 1517. Editado no ano de 1580, este volume tornou-se desde então o manual das Igrejas Luteranas para estudo e exposição das Escrituras Sagradas do Antigo e do Novo Testamentos (Bíblia Sagrada). Os Luteranos da IELB têm o Livro de Concórdia como norma para a unidade confessional da igreja até que Cristo venha.

Após 50 anos de existência da Confissão de Augsburgo, percebendo-se a necessidade de reafirmar a verdade do Evangelho outrora confessada e de fortalecer a unidade confessional Luterana o Livro de Concórdia foi publicado em 25 de junho de 1580.

Esse livro contém os seguintes documentos confessionais Luteranos: A Confissão de Augsburgo, a Apologia da Confissão, Os Artigos de Esmalcalde (Lutero), Tratado sobre o poder e primado do papa (Lutero), Catecismo Menor (Lutero), Catecismo Maior (Lutero) e a Fórmula de Concórdia.

No ano em que a IELB celebra seus 106 anos, ela louva ao Senhor porque lhe concedeu tão preciosa Confissão de fé que completa 430 anos desde sua primeira edição. A Congregação Castelo Forte tem o Livro de Concórdia como exposição clara e inconteste das Escrituras Sagradas e por ele se orienta no estudo e divulgação do genuíno Evangelho para a salvação das pessoas mediante a fé em Jesus Cristo.

Desejando ler o Livro de Concórdia, você poderá adquiri-lo na Editora Concórdia clicando aqui..

25/06/2010

IELB completa 106 anos

     Nesta semana acontece pelo país várias celebrações de gratidão a Deus pelos 106 anos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

     Destacamos especialmente os eventos abaixo:

*   Culto dos 106 Anos da IELB, realizado no campus da UPF, em Passo Fundo, no domingo dia 20/06. Cerca de duas mil pessoas participaram do culto festivo. A celebração contou com apresentações de grupos musicais, coral, grupo de jovens e também do cantor Carlos Magrão. Mais de 30 caravanas de fiéis vindas de todo o RS, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro chegaram ao Centro de Lazer e Cultura Popular, da UPF, antes das 9h da manhã de domingo. A baixa temperatura não desanimou os luteranos que foram recebidos com um saboroso café, bolachas e cucas preparadas pelas senhoras das congregações de Passo Fundo. Idosos, crianças e jovens visitaram e adquiriram produtos nas bancas da Editora Concórdia e também da Hora Luterana. Reencontro de amigos, pastores e até parentes marcou o clima de integração da festividade.


*  Mensagem do presidente Egon em seu Blog: "Que ao encerrarmos mais essa semana possamos agradecer as bênçãos diárias que recebemos de Deus. Lembrando ainda a mensagem escolhida para o Culto dos 106 Anos da IELB, "Deus abençoa onde o seu povo está unido" Sl 133, possamos levar conosco sempre a certeza de que se estivermos unidos e fortalecidos em nossa fé no Salvador Jesus, poderemos caminhar, sempre juntos, na missão de levar Cristo Para Todos. Um abençoado final de semana! Pastor Kopereck.          



*  Culto festivo na Congregação Castelo Forte, em 27/06/2010. Onde lembraremos também os 63 anos da Hora Luterana no Brasil. 

23/06/2010

A Confissão de Augsburgo


A Confissão de Augsburgo é um documento contendo vinte e oito artigos doutrinários que expõe o que crêem os Luteranos em conformidade com a Igreja de Cristo desde os seus primórdios.

Ela foi lida perante o Imperador Carlos V, na cidade de Augsburg, Alemanha, em 25 de junho de 1530 (num sábado)  Estando presente alguns teólogos representantes da igreja Romana, autoridades alemãs, bem como embaixadores que tinham relações com o Santo Império Romano.  Escrito em duas línguas, alemã e latina, a Confissão de Augsburgo foi entregue ao Imperador.

Essa Confissão tornou-se necessária, visto que o imperador viu-se  impelido pelo papa a acabar com os luteranos e sua doutrina, se necessário, pelo uso da força.  No entanto, a ambição de abafar o movimento Luterano não se concretizou porque o Imperador necessitava da união de todos os seus súditos para defender o Império contra os turcos que ganhavam terreno em suas conquistas e ameaçavam a sua segurança.  Além desse perigo iminente, Carlos V se ocupava em vencer seu adversário Francisco I, rei da França, que exercia uma ação política contrária aos seus interesses do Império.

A Confissão de Augsburgo expõe o que crêem os Luteranos com base nas Escrituras Sagradas, falando a verdade com toda clareza.  Ela tem como ênfase em seus artigos a salvação do pecador pela graça de Deus mediante a fé em Cristo.  A partir  dessa verdade da Bíblia, a Confissão de Augsburgo delineia todos os demais artigos de fé nela contidos.

No ano em que a IELB celebra seus 106 anos de existência, a Congregação Castelo Forte a ela filiada louva a Deus pelos 480 anos da Confissão de Augsburgo e coloca à disposição dos interessados tudo o que esse documento confessional tem a oferecer aos que desejam se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar da Confissão de Augsburgo.

14/06/2010

Culto Cantate - Seminário Concórdia



Quem participou do Culto Cantate vivenciou momentos de emoção e conferiu talentos musicais. O tema do Cantate,  Cristo Para Todos, foi apresentado por nove coros de congregações, Grupo Teatral Força Jovem do Seminário Concórdia e conjunto instrumental.

Confira fotos clicando aqui.
Fonte: IELB

12/06/2010

VI Fórum de Ciências Bíblicas - SBB

A Bíblia e a Comunicação 

     Aconteceu nos dias 10 e 11 de junho o VI Fórum de Ciências Bíblicas, promovido pela SBB. O tema deste ano trouxe o enfoque a Bíblia e a comunicação,  abordando a importância de usar várias mídias para comunicar e o ouvinte receber a boa notícia da salvação, sem interferências externas, mas contextualizado com o ambiente. Os painéis apresentados foram os seguintes:

:: Bíblia e Comunicação: Uma introdução ao tema: O painel de introdução ao tema fez uma reflexão da Bíblia como instrumento de comunicação. Deus é o melhor Comunicador. A palestrante abordou  a capacidade e desejo do homem em desde sempre comunicar, expressar e testemunhar a comunhão com Deus, por meio da expressão oral e escrita. Magali do Nascimento: Doutora em Ciências da Comunicação e professora de Teologia da Universidade Metodista.

:: A Bíblia e a Comunicação pelo Rádio: A palestra traçou um paralelo histórico entre os conceitos de comunicação atual pelo rádio e o processo de comunicação apresentado pela Bíblia, que também engloba uma linguagem parecida com a do rádio. Valdecir Simões Lima: Teólogo e professor do Seminário Adventista de Teologia e Centro Universitário Adventista de São Paulo.

:: A SBB e o seu programa voltado aos estudos em Bíblia: Este módulo terá uma apresentação aprofundada sobre os programas da organização voltados ao estudo da Bíblia. Equipe SBB

:: Elementos de Comunicação na Tradução Bíblica: O objetivo da palestra foi mostrar que o processo de tradução bíblica também se desenvolve como ato comunicativo, tanto para quem traduz como para quem ouve ou lê a tradução. O preletor observou, ainda, a importância das traduções exatas à mensagem do original bíblico e, ao mesmo tempo, fiéis ao entendimento do leitor e ouvinte. Vilson Scholz: Doutor em Novo Testamento e consultor de Tradução da SBB.

:: A Bíblia e a Comunicação Virtual: A palestra procurou derrubar alguns mitos relacionados à Internet e mostrar as possibilidades que ela oferece para a difusão do conteúdo bíblico. Sérgio Pavarine: Jornalista, blogueiro e especialista em marketing digital.

:: Comunicação Digital da Bíblia: O painel destacou a importância de conectar o texto bíblico com uma nova geração nascida na era da Internet, além de mostrar o poder da mídia interativa para comunicar a Palavra de Deus. Nelson Saba: Especialista em tecnologia e criador de programas de mídia digital e interativa da Bíblia.

:: A SBB e o seu Programa de Comunicação: Neste painel, foram tratadas as ações da organização pela difusão da Bíblia, bem como as necessidades inerentes à Causa da Bíblia. Equipe SBB.

Luteranos participantes do evento


02/06/2010

O Arauto - Junho