13/10/2010

Encerramento do Conselho Diretor IELB 2010

Ronaldo Lang, Líder Leigo do Distrito Paulista e membro da Congr. Castelo Forte de S. Bernardo, participou do Conselho Diretor da IELB deste mês. Ele trouxe muitas informações que estão na entrevista abaixo. 
Use o espaço "comentários" abaixo do post se quiser mais informações sobre este evento e suas decisões.


Blog: Sr. Ronaldo, qual foi a ênfase deste Conselho Diretor?
Ronaldo: A ênfase deste Conselho Diretor (CD) foi a comunicação. Foram tratadas questões com relação a forma de comunicação, para que a mensagem da salvação chegue as pessoas de forma clara e simples para que ouvinte não tenha duvida sobre o seu conteúdo.
     Enfocando esse assunto o Rev. Dr. Vilson Scholz apresentou uma palestra sob o tema : “O principio da relevância e a comunicação da Palavra da vida”. Este princípio enfoca o estudo dos aspectos que dependem do contexto, na interpretação daquilo que se diz ou escreve. É necessário que o ouvinte, faça as ligações do contexto, caso contrário aquilo que está sendo dito, não terá relevância e não será necessário.


Blog: Sabemos que a IELB esta mobilizada em atingir as metas propostas no Planejamento IELB 2014. Foi traçado algum alvo comum, uma meta que envolva toda IELB?
Ronaldo: O Planejamento IELB 2014 foi feito pela IELB e para toda a IELB, isto é envolve as congregações, os distritos, as escolas, a organizações auxiliares, a administração enfim todos aquele sue direta ou indiretamente estão envolvidos com o trabalho da igreja. As metas foram definidas para que se possa atingir mais pessoas com a palavra de Deus. Isto é um trabalho que envolve desde a administração da igreja, com definição de quantidade de material humano (pastores), material didático e recursos financeiros, até as congregações que vão fazer com que a mensagem atinja as pessoas. Podemos dizer que o alvo comum é levar "Cristo para Todos", usando os recursos e os dons de todos os membros da igreja em todos os seus níveis.


Blog: Quais foram as decisões que afetaram ou envolveram o Distrito Paulista mais especificamente?
Ronaldo: O CD toma decisões administrativas no período entre as convenções nacionais. Este CD foi bastante tranqüilo e podemos citar as seguintes decisões que podem afetar mais diretamente o Distrito Paulista.
     a) O imóvel do antigo Seminário Concórdia de São Paulo (que foi desativado) deve ser rentabilizado, isto é, precisa gerar recursos para o trabalho igreja. Assim já estão sendo feitas tratativas para que aquele local seja vendido, o que deve ocorrer até meados do próximo ano. Isto afeta o trabalho distrital porque está se desenvolvendo um projeto de trabalho social que poderia utilizar aquele espaço.
     b) Um outro assunto que foi bastante debatido foi a preocupação com os Jovens que vem perdendo o interesse em participar das atividades da União Juvenil. Este debate culminou com a criação da Comissão de Apoio a Juventude - CAJU, que desenvolverá projetos para que o jovem tenha mais interessa em participar tanto de sua congregação como de sua União Juvenil


Blog: A estatística 2009 foi apresentada. A IELB cresceu no último ano? O que se observa sobre os dados no Distrito Paulista?
Ronaldo: A estatística de 2009 mostrou que a IELB cresceu apenas 0,73% de 2008 para 2009. O Distrito Paulista, no mesmo período, apresentou um decréscimo de 72 membros, representando uma queda de 2,3%. Isto deixa claro a necessidade de nos envolvermos com o Planejamento IELB 2014


Blog: Qual será o lema IELB em 2011?
Ronaldo: O lema Geral da IELB é " Cristo para Todos" sendo que o lema para 2011 é "Acolhendo e Integrando - Jesus, o bom Pastor"


Blog: O sr. gostaria de enfatizar mais algum aspecto deste CD?
Ronaldo: Um aspecto que acho importante ressaltar é o trabalho social que está ganhando apoio de toda a igreja luterana. Prova disto é que já que temos uma pessoa que se dedicará exclusivamente com este trabalho, a nível nacional, buscando informações e recursos para que cada congregação/ distrito possa desenvolver seus projeto na área social com segurança sobre como fazer e como trabalhar em prol de uma sociedade que necessita de amparo em todo os setores.


Blog:  Qual sua mensagem aos leitores deste blog diante dos desafios no Planejamento IELB 2014?
Ronaldo: Nestes 4 dias de trabalho, onde estavam reunidos a liderança da IELB a nível nacional, notamos que o trabalho é muito grande, os recursos - principalmente os financeiros - são poucos e as necessidade imensas. Mas isto não deve nos desanimar porque, com certeza, deus nos encoraja, capacita e anima a sermos seus instrumentos para levar adiante a Mensagem da Salvação.


0 comentários: