17/12/2010

Coral Castelo Forte – VI Cantata de Natal 2010

O coral da congregação Castelo Forte de São Bernardo do Campo, SP, atendendo ao convite da Prefeitura Municipal, apresentou-se no dia 12/12/2010 no programa da “VI Cantata de Natal” no Parque Municipal Salvador Arena, em São Bernardo do Campo, SP.
Foram entregues aos visitantes cerca de 150 exemplares do livrete “Mensagens de esperança-Natal”, da Hora Luterana, e apresentadas mensagens intercaladas às execuções musicais.

01/12/2010

O Arauto - Dezembro

30/10/2010

FESTA DA REFORMA LUTERANA


    Já se passaram 493 anos desde aquele memorável dia, em que Deus, despertou Martinho Lutero para servir como instrumento em Suas mãos, na recondução da verdade que liberta e da justificação pela fé. Assim, ele afixou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha. Começava ali uma luta, o empenho firme e decidido baseado em três grandes pilares:  Sola Gratia, Sola Fide e Sola Scriptura, ou seja, baseado na Bíblia, a Palavra de Deus, sabemos e cremos que a nossa salvação não é por méritos nossos, mas unicamente pela fé no Senhor e Salvador Jesus.

   Hoje louvamos a Deus por aquele 31 de outubro de 1517.  Louvamos a Deus, que usou e usa fracos, limitados e falhos seres humanos, como foi Martinho Lutero, para através deles realizar Sua obra nesse mundo. Hoje louvamos a Deus, porque depois de 493 anos, ainda continuamos pregando, confessando e proclamando que o “Justo viverá por fé.” (Rm 1.17). Louvamos a Deus que conservou a doutrina pura e clara em nosso meio.

   Nosso pedido e nossa súplica é que Deus, por sua misericórdia nos conserve firmes e fiéis às Sagradas Escrituras. Nesse mundo de tantas tentações, de tantas adequações e tantas acomodações, que Ele jamais permita que o liberalismo, costumes, praxes, tradições e ou adaptações deste mundo, se sobreponham a verdade única e absoluta da Bíblia Sagrada.

   Não cansemos de agradecer, compartilhar e refletir essa mensagem da graça de Deus, pela fé em Cristo. Nessa graça, nessa fé, podemos olhar para frente tranqüilos, serenos, esperançosos e, com Lutero dizer:  “Se vierem roubar os bens, vida e o lar, que tudo se vá, proveito não lhes dá, os céus nos são deixados.”     
Rev. Egon Kopereck – presidente da IELB
           (pela Diretoria Nacional)

29/10/2010

Reforma Luterana - Palestra


22/10/2010

Culto Festivo da Reforma - Distrito Paulista Luterano

13/10/2010

Encerramento do Conselho Diretor IELB 2010

Ronaldo Lang, Líder Leigo do Distrito Paulista e membro da Congr. Castelo Forte de S. Bernardo, participou do Conselho Diretor da IELB deste mês. Ele trouxe muitas informações que estão na entrevista abaixo. 
Use o espaço "comentários" abaixo do post se quiser mais informações sobre este evento e suas decisões.


Blog: Sr. Ronaldo, qual foi a ênfase deste Conselho Diretor?
Ronaldo: A ênfase deste Conselho Diretor (CD) foi a comunicação. Foram tratadas questões com relação a forma de comunicação, para que a mensagem da salvação chegue as pessoas de forma clara e simples para que ouvinte não tenha duvida sobre o seu conteúdo.
     Enfocando esse assunto o Rev. Dr. Vilson Scholz apresentou uma palestra sob o tema : “O principio da relevância e a comunicação da Palavra da vida”. Este princípio enfoca o estudo dos aspectos que dependem do contexto, na interpretação daquilo que se diz ou escreve. É necessário que o ouvinte, faça as ligações do contexto, caso contrário aquilo que está sendo dito, não terá relevância e não será necessário.


Blog: Sabemos que a IELB esta mobilizada em atingir as metas propostas no Planejamento IELB 2014. Foi traçado algum alvo comum, uma meta que envolva toda IELB?
Ronaldo: O Planejamento IELB 2014 foi feito pela IELB e para toda a IELB, isto é envolve as congregações, os distritos, as escolas, a organizações auxiliares, a administração enfim todos aquele sue direta ou indiretamente estão envolvidos com o trabalho da igreja. As metas foram definidas para que se possa atingir mais pessoas com a palavra de Deus. Isto é um trabalho que envolve desde a administração da igreja, com definição de quantidade de material humano (pastores), material didático e recursos financeiros, até as congregações que vão fazer com que a mensagem atinja as pessoas. Podemos dizer que o alvo comum é levar "Cristo para Todos", usando os recursos e os dons de todos os membros da igreja em todos os seus níveis.


Blog: Quais foram as decisões que afetaram ou envolveram o Distrito Paulista mais especificamente?
Ronaldo: O CD toma decisões administrativas no período entre as convenções nacionais. Este CD foi bastante tranqüilo e podemos citar as seguintes decisões que podem afetar mais diretamente o Distrito Paulista.
     a) O imóvel do antigo Seminário Concórdia de São Paulo (que foi desativado) deve ser rentabilizado, isto é, precisa gerar recursos para o trabalho igreja. Assim já estão sendo feitas tratativas para que aquele local seja vendido, o que deve ocorrer até meados do próximo ano. Isto afeta o trabalho distrital porque está se desenvolvendo um projeto de trabalho social que poderia utilizar aquele espaço.
     b) Um outro assunto que foi bastante debatido foi a preocupação com os Jovens que vem perdendo o interesse em participar das atividades da União Juvenil. Este debate culminou com a criação da Comissão de Apoio a Juventude - CAJU, que desenvolverá projetos para que o jovem tenha mais interessa em participar tanto de sua congregação como de sua União Juvenil


Blog: A estatística 2009 foi apresentada. A IELB cresceu no último ano? O que se observa sobre os dados no Distrito Paulista?
Ronaldo: A estatística de 2009 mostrou que a IELB cresceu apenas 0,73% de 2008 para 2009. O Distrito Paulista, no mesmo período, apresentou um decréscimo de 72 membros, representando uma queda de 2,3%. Isto deixa claro a necessidade de nos envolvermos com o Planejamento IELB 2014


Blog: Qual será o lema IELB em 2011?
Ronaldo: O lema Geral da IELB é " Cristo para Todos" sendo que o lema para 2011 é "Acolhendo e Integrando - Jesus, o bom Pastor"


Blog: O sr. gostaria de enfatizar mais algum aspecto deste CD?
Ronaldo: Um aspecto que acho importante ressaltar é o trabalho social que está ganhando apoio de toda a igreja luterana. Prova disto é que já que temos uma pessoa que se dedicará exclusivamente com este trabalho, a nível nacional, buscando informações e recursos para que cada congregação/ distrito possa desenvolver seus projeto na área social com segurança sobre como fazer e como trabalhar em prol de uma sociedade que necessita de amparo em todo os setores.


Blog:  Qual sua mensagem aos leitores deste blog diante dos desafios no Planejamento IELB 2014?
Ronaldo: Nestes 4 dias de trabalho, onde estavam reunidos a liderança da IELB a nível nacional, notamos que o trabalho é muito grande, os recursos - principalmente os financeiros - são poucos e as necessidade imensas. Mas isto não deve nos desanimar porque, com certeza, deus nos encoraja, capacita e anima a sermos seus instrumentos para levar adiante a Mensagem da Salvação.


10/10/2010

Culto Dia das crianças 2010

IELB em números

Fonte: IELB

CONSELHO DIRETOR 2010 - IELB

   Conselho Diretor (CD) é um organismo deliberativo e administrativo, responsável direto pela administração da IELB, que zela pelos interesses da Igreja no intervalo entre uma e outra Convenção Nacional.
   Com 137 participantes a reunião deste ano acontece na Capela do Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, entre os dias 9 e 12 de outubro.
   Na abertura, o presidente do Conselho Diretor, Rev. Mário Rost, enfatizou que as diferentes localidades, representadas pelos integrantes, enriquece e qualifica a atuação do Conselho Diretor. “Não há diferenças entre os membros, todos são igualmentes aguardados e responsáveis por encaminhar as questões da Igreja. Fomos designados para essa missão pela Convenção Nacional da IELB”, afirmou. O Rev. Mário Rost lembrou que esse grupo começa o trabalho em condições privilegiadas, pois existe um sólido planejamento preparado, anteriormente, para 2011-2014. “Todos que elaboraram o planejamento o fizeram de uma forma “pé no chão”. Tudo que temos definido ali, pode ser realizado, alcançado. Precisamos apenas aperfeiçoar as ações e estratégias para a concretização fiel das metas”, enfatizou. O presidente Mário Rost ainda lembrou princípios fundamentais do trabalho do CD. Entre eles estão a atenção ao verbos que definem oas responsabilidades do CD, a busca do diálogo atráves da exposição de argumentos e não de pessoas e a discussão de questões pontuais que deverão ser encaminhadas pela administração da Igreja. Rost encerrou citando Lucas 14 e enfatizou que “ainda há lugar nessa festa, o convite do Senhor é para valer e a vida eterna nos aguarda. Que a IELB possa fazer isso andar mais rápido para todos”, finalizou.
     O presidente da IELB, Rev. Egon Kopereck, destacou a alegria de ver tantas pessoas comprometidas nesse importante trabalho do Conselho Diretor. Relatou sobre a participação no 9º Fórum Ulbra de Teologia, realizado nos dias 6 e 7 de outubro. Falou da relevância das palestras e relatos. “Lá ouvimos que o céu começa aqui, pois conhecemos a Palavra de Deus. O inferno é a ausência da Palavra”. Kopereck lembrou que nesses quatro dias de trabalho do CD vamos pensar, organizar, planejar e respirar a Igreja. “Nos voltemos ao trabalho que acolhe, que proclama a vida e que busca os afastados para integrá-los na vida da igreja”, disse o presidente. Ele falou ainda que temos o Evangelho em sua pureza, mas que temos de praticá-lo diariamente. “Que tudo seja feito para a honra e glória daquele que nos ama mais que tudo, pois enviou o seu filho para morrer por nossos pecados e nos dar a vida eterna”, finalizou.
Fonte: IELB

01/10/2010

O Arauto - Outubro

25/09/2010

Presidente da IELB fala sobre as eleições 2010

Em julho o presidente divulgou mensagem, para toda Igreja, sobre os cuidados na hora de votar. No mês de agosto, foi divulgado manisfesto sobre o assunto, em parceria com o presidente da IECLB, pastor Walter Altmann. Nas duas oportunidades o enfoque foi o mesmo, a cautela na escolha dos candidatos. Essa semana, novamente o pastor Kopereck aborda o tema, como forma de reforçar o alerta sobre a importância da reflexão e da informação sobre os candidatos que serão escolhidos. Publicamos, abaixo, a mensagem do presidente
    Querido irmãos e irmãs!
   Tenho recebido muitos pedidos sobre um posicionamento mais contundente, incisivo e objetivo sobre as eleições desse ano e sobre escolha de candidatos. Nós já enviamos duas mensagens sobre o tema, sendo que uma delas foi um manifesto conjunto com a IECLB. Nessas mensagens fizemos um alerta sobre a seriedade das eleições, de sermos criteriosos e responsáveis na escolha dos nossos candidatos.
     Sempre foi posição da IELB não se manifestar partidariamente e temos cuidado disso, sem nos omitir da realidade que nos cerca. As eleições são muito importantes, a escolha dos nossos candidatos é algo sério e comprometedor. A escolha dos senadores, deputados estaduais e federais e tão importante quanto a do presidente e dos governadores dos estados. São os parlamentares que aprovam as leis que vão reger nossa vida em sociedade.
     Por isso, meus irmãos e irmãs, peço que tenham cuidado, que se informem sobre a posição dos candidatos que vão escolher perante assuntos importantes para nossa nação. Não se deixem envolver por promessas vazias e eleitoreiras. Perguntem sobre o posicionamento dos candidatos sobre temas que afetam a vida e a fé cristã. Sejamos, todos nós, responsáveis nessas escolhas.
     Deus abençoe nossas eleições, nossos eleitores e o nosso Brasil.     
               Fonte: Site IELB

23/09/2010

Encontro Professores Regional de Escola Dominical

20/09/2010

Conselho Distrital - Distrito Paulista IELB

12/08/2010

Sexta-feira 13


SUPERSTIÇÃO

      Por que muita gente tem medo do gato preto, do número treze e do mês de agosto? Será que uma ferradura velha, um galho de arruda ou uma pata de coelho podem trazer sorte?
      Certa vez um pastor foi ver a casa nova que seu amigo havia construído. A primeira coisa que ele observou foi uma cabeça de boi colocada em cima do chiqueiro de porco. Perguntou ao dono da casa porque ele fizera aquilo, e ele lhe respondeu dizendo que era para proteger a criação do mau-olhado. E o pastor então disse para ele, em tom de brincadeira: “Nesse caso você deveria ter deixado os chifres, pois como essa cabeça de boi vai espantar mau-olhado se você lhe tirou os cifres? Sem chifres o boi não pega!”
      No interior é muito comum se ver cabeça de boi no chiqueiro de porco ou ferradura velha na soleira da porta. Achamos isso ridículo. Mas as pessoas que fazem isso acreditam realmente que essas coisas dão sorte e protegem o lar e a criação.
      Porém, não é somente gente simples que acredita nessas coisas. Também pessoas da alta sociedade estão cheias de superstição. Reparem uma vez como muitos jogadores entram em campo: sempre com o pé direito, colocando a mão no chão. Se um determinado tipo de roupa deu sorte, continuam usando a mesma roupa para
continuarem tendo sorte. Muita gente não passa debaixo da escada, não varre a casa de noite, tem medo do gato preto e evita o número treze, pois acham que isso traz azar.
      São coisas aparentemente simples e inocentes, mas que expressam uma grande ignorância e muita falta de fé. Se essas pessoas confiassem em Deus, pensassem um pouco e soubessem o perigo que isso representa, não fariam isso. Pois a superstição, embora pareça ser uma coisa inocente, é um poder espiritual que escraviza a pessoa, enchendo-a de medo e pavor. É que por detrás de toda superstição está o poder de Satanás, procurando por todos os meios afastar o ser humano de Deus.
      Em 1 Coríntios 10 o apóstolo Paulo fala das coisas sacrificadas aos ídolos, pedindo aos cristãos que se afastem delas. Então ele pergunta: “O que eu quero dizer com isso? Que o ídolo ou o alimento oferecido a ele tem algum valor?” E ele mesmo responde, dizendo: “É claro que não. O que eu estou dizendo é que aquilo que é
sacrificado nos altares pagãos é oferecido aos demônios e não a Deus. E eu não quero que vocês tomem parte com as coisas dos demônios”.
      Em outras palavras, Paulo está dizendo que o ídolo não tem nenhum poder em si. O que está por detrás dele e faz ele parecer ser alguma coisa é o diabo, que engana e seduz.
      É o que acontece com a superstição. Uma cabeça de boi, um horóscopo, a recitação de algumas fórmulas mágicas, não tem nenhum poder em si. Mas por detrás dessas coisas existe uma grande força.
      E a pessoa que acredita nisso e se vale dessas coisas, paga um preço muito alto pelas suas superstições. Além de perder o sossego e o interesse pelas coisas de Deus, vive em constante pavor.
      E para livrar a pessoa dessa situação só há um remédio: a fé em Cristo Jesus. 
      Diz o Salvador Jesus: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8.32).
      Se você é supersticioso, tem medo de gato preto, de mau-olhado, do número treze e muitas outras coisas, confie em Jesus. Só Cristo pode libertar você de todos os medos e lhe trazer paz ao coração. Com Cristo no coração, todos os medos desaparecem.
Lindolfo Pieper

08/08/2010

01/08/2010

O Arauto - Agosto

01/07/2010

O Arauto - Julho

26/06/2010

Jantar para "os masters"




Para maiores informações envie seu endereço de e-mail para jelbdp@gmail.com,
inscrições até dia 27/06, domingo.. 


Contamos com a sua presença!     Diretoria JELB-DP

O Livro de Concórdia

O Livro de Concórdia contém todos os documentos confessionais do Luteranos, elaborados e subscritos após a Reforma de Martinho Lutero de 1517. Editado no ano de 1580, este volume tornou-se desde então o manual das Igrejas Luteranas para estudo e exposição das Escrituras Sagradas do Antigo e do Novo Testamentos (Bíblia Sagrada). Os Luteranos da IELB têm o Livro de Concórdia como norma para a unidade confessional da igreja até que Cristo venha.

Após 50 anos de existência da Confissão de Augsburgo, percebendo-se a necessidade de reafirmar a verdade do Evangelho outrora confessada e de fortalecer a unidade confessional Luterana o Livro de Concórdia foi publicado em 25 de junho de 1580.

Esse livro contém os seguintes documentos confessionais Luteranos: A Confissão de Augsburgo, a Apologia da Confissão, Os Artigos de Esmalcalde (Lutero), Tratado sobre o poder e primado do papa (Lutero), Catecismo Menor (Lutero), Catecismo Maior (Lutero) e a Fórmula de Concórdia.

No ano em que a IELB celebra seus 106 anos, ela louva ao Senhor porque lhe concedeu tão preciosa Confissão de fé que completa 430 anos desde sua primeira edição. A Congregação Castelo Forte tem o Livro de Concórdia como exposição clara e inconteste das Escrituras Sagradas e por ele se orienta no estudo e divulgação do genuíno Evangelho para a salvação das pessoas mediante a fé em Jesus Cristo.

Desejando ler o Livro de Concórdia, você poderá adquiri-lo na Editora Concórdia clicando aqui..

25/06/2010

IELB completa 106 anos

     Nesta semana acontece pelo país várias celebrações de gratidão a Deus pelos 106 anos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

     Destacamos especialmente os eventos abaixo:

*   Culto dos 106 Anos da IELB, realizado no campus da UPF, em Passo Fundo, no domingo dia 20/06. Cerca de duas mil pessoas participaram do culto festivo. A celebração contou com apresentações de grupos musicais, coral, grupo de jovens e também do cantor Carlos Magrão. Mais de 30 caravanas de fiéis vindas de todo o RS, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro chegaram ao Centro de Lazer e Cultura Popular, da UPF, antes das 9h da manhã de domingo. A baixa temperatura não desanimou os luteranos que foram recebidos com um saboroso café, bolachas e cucas preparadas pelas senhoras das congregações de Passo Fundo. Idosos, crianças e jovens visitaram e adquiriram produtos nas bancas da Editora Concórdia e também da Hora Luterana. Reencontro de amigos, pastores e até parentes marcou o clima de integração da festividade.


*  Mensagem do presidente Egon em seu Blog: "Que ao encerrarmos mais essa semana possamos agradecer as bênçãos diárias que recebemos de Deus. Lembrando ainda a mensagem escolhida para o Culto dos 106 Anos da IELB, "Deus abençoa onde o seu povo está unido" Sl 133, possamos levar conosco sempre a certeza de que se estivermos unidos e fortalecidos em nossa fé no Salvador Jesus, poderemos caminhar, sempre juntos, na missão de levar Cristo Para Todos. Um abençoado final de semana! Pastor Kopereck.          



*  Culto festivo na Congregação Castelo Forte, em 27/06/2010. Onde lembraremos também os 63 anos da Hora Luterana no Brasil. 

23/06/2010

A Confissão de Augsburgo


A Confissão de Augsburgo é um documento contendo vinte e oito artigos doutrinários que expõe o que crêem os Luteranos em conformidade com a Igreja de Cristo desde os seus primórdios.

Ela foi lida perante o Imperador Carlos V, na cidade de Augsburg, Alemanha, em 25 de junho de 1530 (num sábado)  Estando presente alguns teólogos representantes da igreja Romana, autoridades alemãs, bem como embaixadores que tinham relações com o Santo Império Romano.  Escrito em duas línguas, alemã e latina, a Confissão de Augsburgo foi entregue ao Imperador.

Essa Confissão tornou-se necessária, visto que o imperador viu-se  impelido pelo papa a acabar com os luteranos e sua doutrina, se necessário, pelo uso da força.  No entanto, a ambição de abafar o movimento Luterano não se concretizou porque o Imperador necessitava da união de todos os seus súditos para defender o Império contra os turcos que ganhavam terreno em suas conquistas e ameaçavam a sua segurança.  Além desse perigo iminente, Carlos V se ocupava em vencer seu adversário Francisco I, rei da França, que exercia uma ação política contrária aos seus interesses do Império.

A Confissão de Augsburgo expõe o que crêem os Luteranos com base nas Escrituras Sagradas, falando a verdade com toda clareza.  Ela tem como ênfase em seus artigos a salvação do pecador pela graça de Deus mediante a fé em Cristo.  A partir  dessa verdade da Bíblia, a Confissão de Augsburgo delineia todos os demais artigos de fé nela contidos.

No ano em que a IELB celebra seus 106 anos de existência, a Congregação Castelo Forte a ela filiada louva a Deus pelos 480 anos da Confissão de Augsburgo e coloca à disposição dos interessados tudo o que esse documento confessional tem a oferecer aos que desejam se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar da Confissão de Augsburgo.

14/06/2010

Culto Cantate - Seminário Concórdia



Quem participou do Culto Cantate vivenciou momentos de emoção e conferiu talentos musicais. O tema do Cantate,  Cristo Para Todos, foi apresentado por nove coros de congregações, Grupo Teatral Força Jovem do Seminário Concórdia e conjunto instrumental.

Confira fotos clicando aqui.
Fonte: IELB

12/06/2010

VI Fórum de Ciências Bíblicas - SBB

A Bíblia e a Comunicação 

     Aconteceu nos dias 10 e 11 de junho o VI Fórum de Ciências Bíblicas, promovido pela SBB. O tema deste ano trouxe o enfoque a Bíblia e a comunicação,  abordando a importância de usar várias mídias para comunicar e o ouvinte receber a boa notícia da salvação, sem interferências externas, mas contextualizado com o ambiente. Os painéis apresentados foram os seguintes:

:: Bíblia e Comunicação: Uma introdução ao tema: O painel de introdução ao tema fez uma reflexão da Bíblia como instrumento de comunicação. Deus é o melhor Comunicador. A palestrante abordou  a capacidade e desejo do homem em desde sempre comunicar, expressar e testemunhar a comunhão com Deus, por meio da expressão oral e escrita. Magali do Nascimento: Doutora em Ciências da Comunicação e professora de Teologia da Universidade Metodista.

:: A Bíblia e a Comunicação pelo Rádio: A palestra traçou um paralelo histórico entre os conceitos de comunicação atual pelo rádio e o processo de comunicação apresentado pela Bíblia, que também engloba uma linguagem parecida com a do rádio. Valdecir Simões Lima: Teólogo e professor do Seminário Adventista de Teologia e Centro Universitário Adventista de São Paulo.

:: A SBB e o seu programa voltado aos estudos em Bíblia: Este módulo terá uma apresentação aprofundada sobre os programas da organização voltados ao estudo da Bíblia. Equipe SBB

:: Elementos de Comunicação na Tradução Bíblica: O objetivo da palestra foi mostrar que o processo de tradução bíblica também se desenvolve como ato comunicativo, tanto para quem traduz como para quem ouve ou lê a tradução. O preletor observou, ainda, a importância das traduções exatas à mensagem do original bíblico e, ao mesmo tempo, fiéis ao entendimento do leitor e ouvinte. Vilson Scholz: Doutor em Novo Testamento e consultor de Tradução da SBB.

:: A Bíblia e a Comunicação Virtual: A palestra procurou derrubar alguns mitos relacionados à Internet e mostrar as possibilidades que ela oferece para a difusão do conteúdo bíblico. Sérgio Pavarine: Jornalista, blogueiro e especialista em marketing digital.

:: Comunicação Digital da Bíblia: O painel destacou a importância de conectar o texto bíblico com uma nova geração nascida na era da Internet, além de mostrar o poder da mídia interativa para comunicar a Palavra de Deus. Nelson Saba: Especialista em tecnologia e criador de programas de mídia digital e interativa da Bíblia.

:: A SBB e o seu Programa de Comunicação: Neste painel, foram tratadas as ações da organização pela difusão da Bíblia, bem como as necessidades inerentes à Causa da Bíblia. Equipe SBB.

Luteranos participantes do evento


02/06/2010

O Arauto - Junho

23/05/2010

Feliz Aniversário! Castelo Forte - 26 anos

Feliz Aniversário!
Essas palavras resumem as comemorações do 26º aniversário
da Congregação Castelo Forte - IELB,
São Bernardo do Campo, neste dia 23 de maio.


"Como é bom estarmos juntos"
foi o tema de um dia agradável desta grande família na fé!
Participaram desta celebração aproximadamente 150 pessoas।

16/05/2010

Novos membros da Congregação



Em 1º de maio a Castelo Forte ficou mais feliz – recebeu mais dois integrantes para sua grande família:   
Ana Cristina, que trouxe sua transferência de Curitiba, PR e seu marido,  
Francisco, que fez a Profissão publica de Fé e agora congrega conosco.

Sintam-se acolhidos nesta congregação para unir forças na missão de testemunhar Cristo para Todos.

01/05/2010

Retiro de Jovens - Distrito Paulista

     Cerca de 50 jovens participaram do Retiro de Jovens - Distrito Paulista, dias 01 e 02 de maio, no antigo Instituto Concórdia de São Paulo.
     Muito louvor, estudos sobre o tema: "E o jovem... está bem?" e brincadeiras. Foram abordadas quatro áreas da vida: familiar, sentimental, espiritual e na comunhão. 
     Alguns jovens (também masters e futuros jovens) da Castelo Forte participaram com muita empolgação.

25/04/2010

IELB - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL


IELB elege nova diretoria e enfatiza evangelização

     Representantes das 779 congregações da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, reunidos na 60ª Convenção Nacional em Foz do Iguaçu, dias 21 a 25 de abril, participaram ativamente das decisões e eleição da diretoria nacional da IELB. 
     Elegeram o reverendo Egon Kopereck, 53 anos, pastor presidente da denominação para um período de quatro anos. O reverendo Arnildo Schneider foi reconduzido na vice-presidência. Kopereck quer dar continuidade ao "excelente trabalho" realizado pela diretoria e Conselho Diretor da igreja, disse. Ele pretende enfatizar, na sua gestão, os pontos do Planejamento 2010-2014 da IELB que tratam do aumento da presença nos cultos e do estudo bíblico em todas as congregações da igreja. Ele substitui no cargo o pastor Paulo Moisés Nerbas.
     A evangelização foi tema dominante na Convenção. A maior missão de quem tem fé é a de propagar a sua crença e fazer com que outros a recebam da mesma forma e intensidade, disse o professor de missiologia, reverendo Anselmo Graff. Lutero, lembrou, destacou que o ministério pastoral deve ser praticado na vivência diária na sociedade, na família, no trabalho.
     Graf foi um dos palestrantes na Convenção. Ele abordou o tema Missão da Igreja e Evangelização - Um olhar para Lutero. O reverendo Gerson Luís Linden, outro palestrante no encontro, lamentou a falta de persistência na igreja pela busca dos afastados. "Se não declararmos o imposto de renda, o fisco nos encontra, não nos deixa fugir", afirmou, fazendo um paralelo com a igreja, onde não existe essa persistência, comparou. "O afastado nem sempre é aquele que perdeu a fé ou se tornou descrente", disse, defendendo ações concretas em busca dessas pessoas.
     No culto de encerramento da Convenção, ontem, o pastor presidente recém empossado frisou o envio de Jesus, de ir a todas as partes do mundo para anunciar o evangelho da salvação a todas as pessoas, é mais atual do que nunca, diante de todas as possibilidades de comunicação hoje existentes. "Se nessa era moderna Deus nos desafia a irmos a todo mundo, devemos aproveitar esses meios para levarmos a maior e melhor mensagem que esse mundo precisa ouvir", defendeu no sermão.
     Responsável pela educação cristã na IELB, o reverendo Luiz Alberto Silveira dos Santos alertou que a grande carência missionária no mundo atual é a dificuldade de chegar às pessoas e "que essas pessoas venham a nós inclinadas a ouvir-nos de boa vontade". A decisão de congregações de manterem escolas é uma medida acertada. "Uma escola com 450 alunos, por exemplo, tem um número aproximado de 1.500 pessoas dispostas a ouvir a mensagem da Palavra de Deus, semanalmente", estimou dos Santos. O trabalho educacional faz parte do DNA do luteranismo, salientou.
     Para o reverendo José Daniel Steinmetz, coordenador das entidades sociais da IELB, "a primeira coisa que precisamos é crescer no entendimento de que a diaconia, a ação social, é inerente à vida da igreja, é resultado óbvio da fé". Disse que o trabalho social em entidades é oportunidade absolutamente missionária.
Por diversos motivos, das pessoas atendidas pela diaconia poucas virão a ser luteranas. "Mas cem por cento não virão se não formos ao seu encontro e aproveitarmos essas oportunidades", garantiu. O reverendo Paulo Proske Weirich, professor de homilética, citou, em devocional, pesquisa do escritor Sinfrônio Jardim Neto, apontando que entre 30 a 40 milhões de pessoas foram algum dia a igrejas evangélicas e nunca mais retornaram. Segundo o escritor, o principal motivo do afastamento é a decepção com lideranças da igreja.
     A IELB conta com 233 mil membros batizados, segundo dados de 2007. 
     Em maio começará a transição na Diretoria Nacional da IELB. 


 Nova composição da Diretoria Nacional:
Presidente: Rev. Egon Kopereck
1º Vice-presidente: Rev. Arnildo Schneider (reeleito)
2º Vice-presidente: Rev. Geraldo Walmir Schuler
Secretário: Rev. Rubens José Ogg
Tesoureiro: Renato Bauermann (contador)

18/04/2010

Despedida do Pastor Alessandro Roos de Souza e Família

     Por alguns anos o pastor Alessandro, a Eliane e seus filhos Arthur e Amanda, participaram da vida da Castelo Forte. Agora eles se despedem de nós porque estão morando longe daqui.
     Temos muitos motivos para agradecer a Deus pela vida deles em nosso meio. Participaram e contribuiram muito no trabalho desta congregação e na missão de levar Cristo para Todos, cada um com seus dons e capacidades.
     Rogamos que onde quer que eles estejam, sejam sempre guiados e amparados pelo amor e graça de Deus, sempre animados a trabalhar pela causa do Evangelho!

Deus os abençoe! Vocês são muito especiais!

09/03/2010

Profissão de Fé

Foi com grande alegria que a Congregação Castelo Forte recebeu
mais um membro:  Daiane fez a sua Profissão Pública de Fé
no culto do dia 06 de março.
É uma alegria contarmos com sua companhia! Deus a abençoe!

07/03/2010

Grupos familiares

Na casa do Reginaldo e da Simone (filhos Gabriel e Beatriz) aconteceu mais um Encontro de grupo familiar no dia 05/03. O estudo bíblico foi sobre a terceira petição do Pai Nosso - Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Foi muito bom este encontro. Participe também!

Mensagem 2º domingo na Quaresma

28/02/2010

Planejamento 2010-2011



Pastor, diretoria e membros da Castelo Forte estiveram reunidos na tarde de 27/02 para traçar o Planejameno das atividades desde biênio. Foi uma tarde muito produtiva, que contou com muitas boas ideias.

O Planejamento aconteceu seguindo os enfoques da IELB, indo em direção ao crescimento da igreja aqui em São Bernardo e região.
As metas foram direcionadas dentro das cinco áreas de atuação da igreja:
  1. ADORAÇÃO
  2. ENSINO
  3. COMUNHÃO
  4. SERVIÇO
  5. TESTEMUNHO
Logo estas propostas serão do conhecimento de todos.

Deste modo poderemos juntos trabalhar pelo anuncio do evangelho neste mundo. Bem como celebrarmos a comunhão que temos por causa de Jesus.


Grupos familiares

Este é o encontro do grupo familiar dia 26/02, na casa de Olorival e Priscila (e...).
O estudo bíblico foi sobre o tema "Compartilhando experiências da vida com Deus", do PEM.
Tem sido uma bênção os encontros de todos os grupos. Participe também!

26/02/2010

Bazar da Pechincha

 
A Comissão de Assistência Social já está preparando tudo para reabrir o Bazar da Pechincha.

Todas as quartas-feiras, das 14 as 18 horas.
Traga seus donativos.

Ensaios do Coral

 
Em fevereiro reiniciaram os ensaios do coral. Estamos preparando o louvor para o período de Páscoa.

Se você quiser, pode participar!
É sempre bem-vindo!

25/02/2010

Ovos de Chocolate

Já faz parte da tradição do Departamento Feminino CCF a confecção de ovos de chocolate nesta época do ano. As mulheres iniciaram dia 24/02 os trabalhos e seguem animadas até próximo ao dia de Páscoa. A renda gerada tem o objetivo de auxiliar nas despesas da Congregação.

Reunião de Pastores Distrito Paulista

Mensalmente os pastores do Distrito Paulista - IELB se reunem para estudo e debate teológico. Neste encontro de fevereiro o tema foi "Sétimo Mandamento - Livro Ética para cada dia". 
Para confraternizar o encerramento conta com um jantar dos pastores e suas famílias.

Professores da Escola Bíblica

Professores da Escola Bíblica se reuniram dia 19/02 na casa da Priscila e do Olorival para planejar e elaborar as aulas de 2010-2011.
E vem novidade por aí!
Já podemos anunciar uma delas, o projeto:

PROFESSOR POR UM DIA!
Informe-se com os professores e o pastor sobre esta iniciativa.
A educação cristã é a base para a  formação de valores! 
Aos pais fica o convite para trazer os pequeninos à Escola Bíblica
todos os domingos às 9h30 para que cresçam na Palavra do Senhor.

A Verdadeira Mensagem

 A verdadeira mensagem
“ Ele também viu os lençóis colocados ali  e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas estava enrolada ali ao lado.” (Jo 20.6-7)

           Uma das especulações que surgiu  tempos atrás, na época da Páscoa é a discussão que se faz em torno de um lençol, chamado de sudário, no qual a figura de Jesus teria ficado gravada. Algumas pessoas adoram esse lençol como um objeto sagrado.  Mas, será que existe algo assim?
            O texto bíblico aponta para um detalhe geralmente esquecido nessa discussão. É o fato de que o lençol com que o corpo de Jesus foi envolvido não era a única peça que cobria o corpo do Salvador. Havia também um lenço, e este, separado do lençol, cobria a cabeça do Mestre. Assim, se a figura do corpo de Jesus tivesse ficado impressa, esta impressão deveria aparecer em duas peças – no lençol e no lenço – e não em uma só como aparece no lençol chamado de sudário.
            Mas seja como for, o sudário, o lençol e o lenço, não são artigos de fé. Eles apenas indicam que o corpo de Jesus, naquela manhã de domingo, não estava mais na sepultura. Ele havia ressuscitado e deixado o lençol e o lenço em lugares separados dentro da sepultura.  A ressurreição de Jesus, esta sim, é artigo de fé. Se ela não tivesse acontecido, o seu nascimento, e a sua morte não valeriam mais do que o nascimento, a vida e a morte de qualquer outra pessoa. Mas o fato da ressurreição ter ocorrido, nos indica que Jesus tem poder sobre a morte e que Deus Pai aceitou e aprovou a vida e o sacrifício que Jesus realizou. Também garante que tudo quanto Jesus ensinou é verdade, e que também nós viveremos, conforme ele mesmo ensinou quando disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá” (Jo 11.25-26).
            Nestas palavras reside a importância da Páscoa. A ressurreição de Cristo é a garantia da vida eterna para todos os que crêem. Por isso podemos nos preparar neste tempo de quaresma para celebrar a festa da ressurreição de Jesus Cristo, o nosso Salvador.
            (Mensagem adaptada, com permissão, de Cinco Minutos Com Jesus.  Adquira o seu devocionário para 2010. Acesse o link de Hora Luterana e veja como adquirir)

Matando a Curiosidade
  • A Páscoa era a principal comemoração religiosa do período do Antigo Testamento.   Ela também era conhecida como fasta dos pães ásimos.  Além dela marcar um momento histórico na trajetória do povo de Deus, qual seja, a libertação da escravidão dos israelitas no Egito, ela se repetia a cada ano como um memorial desse ato que teve como protagonizador o próprio Deus através do seu servo Moisés.

- No livro de Moisés, chamado Êxodo, capítulo 12, encontra-se o relato desse episódio.

- Páscoa, a partir do hebraico, significa “passar por cima”, com a intenção de poupar da morte (Ex 12.13,27).  Deus passou por cima das casas dos israelitas cujas vergas das portas estavam marcadas com o sangue do cordeiro.  Ali foram poupadas as vidas dos filhos primogênitos.  

- Páscoa, a partir do Novo Testamento, tem como centro a pessoa de Jesus Cristo, o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.49). Ele é o nosso Salvador que nos liberta da morte, pois pagou pela causa da morte, o pecado, com a sua morte.  Cristo ressuscitou na Páscoa, trazendo para todos o perdão do pecado e a vida eterna.

- Nenhum osso foi quebrado quando Cristo foi morto na cruz.  Isso estava de acordo com o que havia sido anunciado a respeito do Messias e estava vinculado ao cordeiro pascal do Antigo Testamento, cujos ossos não deveriam ser quebrados.  Esse fato é aplicado a Cristo no evangelho (Jo 19.36).

- O mês de Abibe, também conhecido por Nisã, que equivale, para nós, a março ou abril, marca o inicio do calendário judaico, pois nele ocorreu a comemoração da primeira Páscoa.  Nesse mês, todos os anos, o rito era celebrado pelo povo de Deus (Ex 12.2; Dt 16.1; Lv 23.5; Nm 9.15; 28.16).

- A Páscoa não tem uma data fixa no nosso calendário.  Por quê?  A diferença está, basicamente, no fato que o  calendário judaico é  lunar, enquanto o cristão é solar. O calendário cristão provém do   período de Júlio César, o primeiro imperador romano.

- Com o auxílio de Sosígenes, astrônomo de Alexandria, Júlio César elaborou um calendário em que o ano comum seria de 365 dias e que, para acertar o ano civil ao ano trópico (designação para o tempo decorrido entre duas passagens consecutivas), fosse acrescentado de 4 em 4 anos um dia complementar. Ao ano de 366 dias foi dado o nome de bissexto. Por isso, a cada quatro anos o mês de fevereiro tem 29 dias.

- O calendário juliano foi criado no ano 45 a.C. e recebeu esse nome em homenagem ao imperador que o instituiu. No século XVI o papa Gregório XIII fez algumas correções no calendário Juliano, passando a ser chamado também de gregoriano. 

- O ano trópico não tem exatamente 365 dias e 6 horas como se pensava, e sim, 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 50 segundos. Portanto, o calendário juliano estava errado em 11 minutos e 10 segundos por ano para mais.  Coube então ao papa Gregório XIII determinar a reforma do calendário cristão.

- O calendário cristão é solar e o judaico lunar. Por ser solar, o calendário cristão torna-se bissexto a cada quatro anos. O calendário judaico, diferentemente do gregoriano, está baseado no movimento lunar, quando cada mês (com 29 ou 30 dias) se inicia com a lua nova.

- Comparado com o calendário gregoriano, temos em um ano solar 12,4 meses lunares, ocorrendo uma diferença a cada ano de aproximadamente 11 dias. Para compensar essa diferença, a cada ciclo de 19 anos acrescenta-se um mês inteiro (Adar II), o ano de 13 meses ou embolísmico. Essa alteração é necessária por causa da páscoa.

- Embora o calendário cristão seja solar, ele é lunar quanto à páscoa. Os cristãos tomaram emprestado o calendário judaico para que a páscoa cristã coincidisse com a páscoa judaica. É por isso que a cada ano a nossa páscoa cai em dias e até meses diferentes.

- A inscrição (INRI) que se encontra em alguns crucifixos provém das primeiras letras das palavras  escritas em latim e colocadas por Pilatos na cruz de Cristo.  A inscrição era: “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum” (Jesus de Nazaré, rei dos judeus).  Embora se dê destaque ao latim, essa frase também foi escrita em hebraico e grego.

- O letreiro colocado sobre os crucificados tinha como objetivo publicar o crime por eles cometido e que lhes custou uma sentença de morte.

- O domingo de Páscoa é sempre o primeiro domingo após a lua cheia.  Nesse dia comemora-se de forma especial a ressurreição de Jesus e reafirma-se a esperança cristã da ressurreição dos mortos no momento da sua próxima vinda.  Veja sobre essa esperança, baseada na morte e ressurreição de Jesus, em 1 Coríntios 15.

21/02/2010

Mensagem 1º domingo na Quaresma