12/06/2010

VI Fórum de Ciências Bíblicas - SBB

A Bíblia e a Comunicação 

     Aconteceu nos dias 10 e 11 de junho o VI Fórum de Ciências Bíblicas, promovido pela SBB. O tema deste ano trouxe o enfoque a Bíblia e a comunicação,  abordando a importância de usar várias mídias para comunicar e o ouvinte receber a boa notícia da salvação, sem interferências externas, mas contextualizado com o ambiente. Os painéis apresentados foram os seguintes:

:: Bíblia e Comunicação: Uma introdução ao tema: O painel de introdução ao tema fez uma reflexão da Bíblia como instrumento de comunicação. Deus é o melhor Comunicador. A palestrante abordou  a capacidade e desejo do homem em desde sempre comunicar, expressar e testemunhar a comunhão com Deus, por meio da expressão oral e escrita. Magali do Nascimento: Doutora em Ciências da Comunicação e professora de Teologia da Universidade Metodista.

:: A Bíblia e a Comunicação pelo Rádio: A palestra traçou um paralelo histórico entre os conceitos de comunicação atual pelo rádio e o processo de comunicação apresentado pela Bíblia, que também engloba uma linguagem parecida com a do rádio. Valdecir Simões Lima: Teólogo e professor do Seminário Adventista de Teologia e Centro Universitário Adventista de São Paulo.

:: A SBB e o seu programa voltado aos estudos em Bíblia: Este módulo terá uma apresentação aprofundada sobre os programas da organização voltados ao estudo da Bíblia. Equipe SBB

:: Elementos de Comunicação na Tradução Bíblica: O objetivo da palestra foi mostrar que o processo de tradução bíblica também se desenvolve como ato comunicativo, tanto para quem traduz como para quem ouve ou lê a tradução. O preletor observou, ainda, a importância das traduções exatas à mensagem do original bíblico e, ao mesmo tempo, fiéis ao entendimento do leitor e ouvinte. Vilson Scholz: Doutor em Novo Testamento e consultor de Tradução da SBB.

:: A Bíblia e a Comunicação Virtual: A palestra procurou derrubar alguns mitos relacionados à Internet e mostrar as possibilidades que ela oferece para a difusão do conteúdo bíblico. Sérgio Pavarine: Jornalista, blogueiro e especialista em marketing digital.

:: Comunicação Digital da Bíblia: O painel destacou a importância de conectar o texto bíblico com uma nova geração nascida na era da Internet, além de mostrar o poder da mídia interativa para comunicar a Palavra de Deus. Nelson Saba: Especialista em tecnologia e criador de programas de mídia digital e interativa da Bíblia.

:: A SBB e o seu Programa de Comunicação: Neste painel, foram tratadas as ações da organização pela difusão da Bíblia, bem como as necessidades inerentes à Causa da Bíblia. Equipe SBB.

Luteranos participantes do evento


0 comentários: